segunda-feira, 16 de março de 2009

Síndrome de PIB - Alerta

Boa Noite *-*
Hoje eu foi falar aqui sobre um assunto meio delicado, na verdade uma doença que afeta aproximadamente 96% da população mundial, principalmente mulheres e adolescentes. A Síndrome do Padrão Inalcansável de Beleza é basicamente resultante da ampla difusão de padrões irreais de beleza, podendo ser considerado como "um câncer psicológico".
Incrivelmente, hoje em dia, adolescentes com idades entre 15 e 18 anos (idade média das modelos), ainda em formação hormonal, são padrões de beleza para mulheres que já alcansaram a maturidade.
Os principais sintomas da PIB são o descontentamento compulsivo em relação ao próprio corpo e auto-estima sempre em baixa. 
Em qualquer site de busca, encontramos inúmeros sites de apoio às pessoas que praticam anorexia nervosa e bulimia (os chamados "pró-ana" e "pró-mia"), mas, e qual é a relação entre PIB e esses distúrbios alimentares?
Muitas vezes as pessoas que sofrem de PIB, podem desenvolver esses distúrbios como conseqüencia do desamor por seus corpos, tentando preencher vácuos que na verdade estão dentro das suas mentes.
Pessoas bem sucedidas também podem apresentar PIB, quando se mostram aparentemente felizes, trilhando carreiras brilhantes, mas internamente tem sua auto estima mutilada, por fracassos passados e medo de críticas, medo de errar!
Muitas modelos apresentam PIB. Sim, ela também tem PIB! Apesar de definirem o padrão de moda, muitas Top's sentem a pressão de um mercado de trabalho que exige delas preços altos, por exemplo, a própria saúde. Alarmantes são os números que indicam o nível de nutrição de muitas modelos, que podem ser comparados à niveis encontrados em países de mínimo desenvolvimento social.
E você? Quanto você está disposto a pagar por um corpo dentro dos utópicos padrões de beleza?
Primeiramente é necessário "ter um caso de amor consigo próprio", e perceber que a beleza está na forma que você a interpreta, cada um é belo à seu modo.
Encerro meu post aqui, deixando como dica o livro que me inspirou pra esse post "A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres" do Dr. Augusto Cury. 
É um livro super interessante, tenho certeza que quem ler vai amar!! Ele está disponível pra download gratuíto no site www.4shared.com.
Se alguém ler ele, me diz o que achou!!
Bjão gente, e se amem como vocês são, pois cada um é belo ao seu modo =D

3 vαi comentαr né?:

Jhenifer Pollet ♥ disse...

Oooi floorzinha ^^
obrigada ^^
achei super interessante esse assunto no qual você escreveu. Conheço muitas pessoas com essa síndrome, e confesso que não é nada fácil lidar com elas.
Acho que devemos nos gostar assim como somos, devemos nos valorizar, mesmo sendo gordinha, baixinha, tendo cabelo de tal jeito...
A vida é assim mesmo...
Amei teu blog! obrigada por acompanhar aqui, vou acompanhar o seu blog também!
bjo :*

Carol Meireles disse...

Ô linda, é verdade, é muito interessante esse assunto. Eu me interessei por ele quando eu li o livro que eu citei aí na postagem, aí eu indiquei ele pra minha companheira aqui do blog (Suane), que tb posta aqui, e agora a gente tá fazendo um documentário..
Realmente é muito difícil se amar nessa nossa sociedade, mas a gente tenta ! rs
Ah e obr pelos elogios, eu sou sua seguidora acho que ha mais ou menos 1 mês, sou fã de carteirinha do teu blog, olho todo dia *-*
Bjo Gata *--*

{Amanda}

Anônimo disse...

Olá, tudo bem ?
vi o comentário que deixou no meu blog ..
Eu vou adorar que vc me entreviste !
Quanto vc ter me adcionado no msn, sem probleemas ;P
Beijoos, :*